quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

URTIGA


Urtiga, urtigão, Urtiga-maior  -  Urtica dioica

1 - Introdução

Apesar de odiada por muitos a urtiga é uma planta com inúmeras propriedades, imortalizada em numerosos textos. É uma planta importante pelas suas propriedades medicinais, mas também pelas suas qualidades nutritivas.

A urtiga é originária da Europa e da Ásia e teve muitas utilidades durante a nossa história.
Na Europa pré- industrial, fazia-se uma cerveja de urtiga que combatia o reumatismo.
A planta cultivava-se para fabricar uma tinta verde e a fibra era utilizada no fabrico de panos, lençóis e reses de pesca.
Para os indianos, a urtiga é símbolo de Vasuki, uma serpente gigante que derramou veneno sobre o planeta, conferindo-lhe a capacidade de infligir dor. Apesar disso, é uma planta medicinal muito popular na Índia.
No Peru, as urtigas eram usadas como chicotes.
Na antiga Irlanda, todos os anos um grupo de rapazes corria pelas ruas empunhando pés da planta e batendo com eles todas as pessoas que encontrassem pelo caminho.
Na Hungria, na véspera do Pentecostes, era costume açoitar as vacas com um ramo de urtigas, para as defender das bruxas malignas. 

2 - Características botânicas
Planta vivaz de caule erecto, folhas opostas, estipuladas, ovado-lanceoladas, cordiformes na base, de bordos serrilhados, as folhas inferiores têm o limbo menor que o pecíolo. As folhas são recobertas por pêlos urticantes – tricomas. As extremidades dos tricomas são esféricas e semelhantes ao quartzo, que quebram acilmente quando tocadas. Os pêlos libertam, então, histamina, que provoca reações alérgicas, e a acetilcolina, um neurotransmissor que intensifica a dor.

Flores amarelo-esverdeadas  axilares reunidas em espiguilhas, dioicas, 4 sépalas, 4 estames, ovário súpero e estigma em forma de pincel.
Fruto é uma núcula, 1 semente.

A raíz é um rizoma
 
3 - Ecologia
A urtiga aparece em locais cultivados, húmidos, preferindo áreas abertas ricas em azoto e matéria orgânica. São plantas ruderais (vivem em ambientes alterados pelo homem e animais domésticos).
4 -Constituintes


Urtiga em flor
Folhas: Éster de ácido cafeico (cafeioilmálico, ácido clorogénico e neoclorogénico), flavonoides, heterósidos do quercetol, campferol e ramnetol; carotenoides (β-caroteno e xantofila); clorofila; sais minerais (ferro, cálcio, magnésio, potássio, silício, zinco e cobre); provitamina A; β-sitosterol; vitamina C e complexo B, aminoácidos e proteínas.


Flor da urtiga

Raízes: polissacarídeos e lecitina.
Tricomas: acetilcolina, histamina, serotonina e ácido fórmico.

5 - Propriedades
Adstringentes, tónica, anti anémico, antidiabético, depurativo, diurético, galactagogo, hemostático, revulsivo.
6 - Partes utilizadas


Folhas (frescas ou secas) e raízes (secas e moídas).
As folhas devem ser colhidas na Primavera e no início do Verão. As raízes em Junho e Julho.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário